quinta-feira, 18 de outubro de 2007

POPULAÇÃO INDÍGENA

Existem hoje, aproximadamente, 200 mil índios no Brasil – 0,15% da população. Vivem em núcleos de 150, 200 pessoas, que se desmembram quando ultrapassam esse número. A maior parte deles está aculturada.

Por causa de várias circunstâncias e, sobretudo, pelos modelos de desenvolvimento aplicados nas áreas indígenas, especialmente na Região Amazônica, os ecossistemas estão em perigo e, conseqüentemente, a saúde e a qualidade de vida do índio também vão se deteriorando, trazendo doenças, desnutrição, fome e pobreza.

As invasões que ocorrem dentro dos territórios indígenas não causam somente a destruição ambiental, mas também a destruição cultural, social e econômica dos índios.

A questão das reservas indígenas, que hoje ocupam grandes áreas geográficas da região, em nome de pequenas tribos, pode ser usada em projetos de “balcanização” da área.

A disputa por territórios ricos em minérios e outros bens do patrimônio gigantesco do bioma amazônico é estimulada e mesmo patrocinada por pesados interesses internacionais.

Dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), mostram alguns números de interferência nas áreas indígenas já demarcadas. Pelo menos 84% dos territórios já demarcados sofrem graves interferências de toda natureza. Levantamento feito pela Funai mostra que:

156 reservas têm interferência do setor elétrico;

171 áreas têm problemas com a construção de estradas e ferrovias;

74 territórios têm a presença da exploração florestal;

30 reservas sofrem degradação por busca de ouro;

12 áreas têm problemas por conta de arrendamento; e,

53 outras áreas sofrem problemas causados por atividades diversas.

Nenhum comentário: